Infiltrações Transforaminais
Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto, Médico Ortopedista e Especialista em Coluna Vertebral. Escolha o melhor para a sua coluna.
O que é a infiltração transforaminal?
A infiltração transforaminal é um procedimento minimamente invasivo que pode ajudar a aliviar a dor na parte inferior das costas e com irradiação para as pernas e pés (ciática). Essa dor pode ser causada por hérnias discais ou outras patologias que provoquem compressão dos nervos da coluna lombar.
A compressão nervosa provocada por essas patologias leva à irritação e inflamação do nervo, o que provoca dor irradiada ao longo do seu trajeto nos membros inferiores.
Um medicamento esteróide pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor. É injectado nas suas costas, na zona entre a sua coluna vertebral e a medula espinal.
Como é feita a injecção transforaminal?
Em primeiro lugar, é-lhe administrado um medicamento intravenoso para o relaxar. Depois, deita-se de bruços sobre uma mesa de raios-X.
O médico anestesiará uma área de pele da sua coluna vertebral com um anestésico local. Depois, guiado por um raio-x, ele irá:
- Inserir uma agulha fina na parte inferior das costas, visando a raiz nervosa específica que causa a sua dor
- Injetar uma mistura de anestésico (para alívio temporário da dor) e esteroide (para alívio a longo prazo)
Neste procedimentos é frequente o uso de contraste para confirmação a correta localização da agulha.
Normalmente, o procedimento demora cerca de 20 minutos. Pode ir para casa no mesmo dia.
Quão eficaz é a injecção transforaminal?
Alguns doentes relatam alívio da dor dentro de 30 minutos após a injecção, mas a dor pode voltar algumas horas mais tarde, à medida que o anestésico se desgasta. O alívio a longo prazo começa normalmente em dois a três dias, assim que o esteróide começa a funcionar.
A duração do alívio da dor é diferente de doente para doente. Para alguns, o alívio dura vários meses ou mais. Se o tratamento funcionar para si, pode ter injecções periódicas para se manter sem dor. Noutros casos, a injeção pode resolver o episódio agudo (crise) e o doente pode ficar sem dores durante um longo período de tempo.
Quais são os riscos?
O risco de complicação de uma injeção transforaminal é muito baixo. Raramente, as complicações incluem hemorragia ou infecção no local da injecção.
Os efeitos secundários podem incluir:
- Pernas ou pés dormentes ou fracos
- Tonturas
- Dor de cabeça
Estes efeitos resolvem-se em poucas horas.
O que acontece após o procedimento?
Pode continuar a sua dieta regular e medicamentos de imediato. Não conduza ou não faça qualquer atividade rigorosa durante 24 horas. Pode voltar às suas atividades normais no dia seguinte.
Pode levar até uma semana para que o esteróide comece a funcionar. Se não se sentir melhor dentro de 10 dias, consulte o seu médico para mais avaliações e para discutir tratamentos diferentes.
Veja também
Radiofrequência facetária
Saiba tudo sobre Radiofrequência facetária Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto,
Radiofrequência sacro-ilíaca
Saiba tudo sobre Radiofrequência sacro-ilíaca Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto,
Infiltrações facetárias
Saiba tudo sobre Infiltrações Facetárias Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto,