Skip to content Skip to footer
Saiba tudo sobre

Cifoplastias

Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto, Médico Ortopedista e Especialista em Coluna Vertebral. Escolha o melhor para a sua coluna.

O que é uma cifoplastia?

A cifoplastia é um procedimento minimamente invasivo usado para tratar as fraturas osteoporóticas da coluna vertebral. Durante este procedimento, cimento ósseo é injetado numa cavidade previamente formada na vértebra fraturada.

O objetivo da injeção do cimento ósseo é a estabilização da vértebra e o impedimento do colapso progressivo da vértebra fraturada.

Durante a cifoplastia, são realizadas 2 pequenas incisões na região da vértebra fraturada, através das quais se introduz um balão que cria uma cavidade no corpo vertebral fraturado. 

De seguida, é injetada uma mistura de material de enchimento, a que dá o nome de cimento ósseo, que serve para estabilizar a vértebra fraturada, diminuindo a dor associada.

A cifoplastia é considerada uma opção segura e eficaz para o tratamento das fraturas osteoporóticas da coluna vertebral, e muitas vezes é usada como alternativa a uma cirurgia mais invasiva, como a fusão vertebral. Geralmente permite que os pacientes retornem rapidamente às suas atividades normais após o procedimento.

Como se realiza uma cifoplastia?

O procedimento é realizado sob anestesia geral ou local com sedação e geralmente demora cerca de 30 minutos. Os principais passos da cirurgia são:

Anestesia: O paciente recebe anestesia local ou sedação consciente para minimizar o desconforto durante o procedimento.

Preparação da coluna vertebral: Uma área na coluna vertebral é limpa e coberta com solução antisséptica para minimizar o risco de infeção

Punção: Dois tubos finos são inseridos na coluna vertebral através de duas pequenas incisões na pele, usando uma agulha ou um instrumento semelhante.

Inflação de um balão na vértebra fraturada: Através do tubo é colocado um balão que é insuflado com ar no interior da vértebra fraturada. Este procedimento pode ajudar no restabelecimento de alguma altura da vértebra fraturada. O balão é seguidamente removido

Injeção de cimento ósseo: Em seguida, é injetado cimento ósseo no local de expansão do balão.

Remoção do tubo: O tubo é removido e as incisões são encerradas com 1 ponto cada.

O procedimento pode ser realizado em regime de ambulatório ou com internamento de um dia. É importante seguir as instruções do médico para ajudar a garantir uma recuperação bem-sucedida.

Quais as principais vantagens da cifoplastia?

As principais vantagens da cifoplastia incluem:

Menos invasivo: A cifoplastia é menos invasiva do que a cirurgia tradicional, o que significa que o paciente tem menos chances de ter complicações e um tempo de recuperação mais curto.

Estabilização da vértebra fraturada: A injeção de cimento numa cavidade criada para esse efeito permite restabelecer alguma da altura do corpo vertebral e estabilizar a vértebra prevenindo o seu progressivo colapso.

Menos dor: Como a cifoplastia é minimamente invasiva, a dor após o procedimento é geralmente menor do que com outros tipos de cirurgia na coluna vertebral.

Resultados eficazes: A cifoplastia é uma opção eficaz para corrigir a escoliose idiopática juvenil, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e reduzindo o risco de complicações futuras.

A cifoplastia é uma alternativa mais segura do que a vertebroplastia no tratamento das fraturas osteoporóticas, uma vez que o cimento é injetado numa cavidade controlada, diminuindo dessa forma os riscos associados ao extravasamento de cimento. Nem todas as vértebras com fraturas osteoporóticas beneficiam da realização de uma cifoplastia.

Trata-se de um tratamento para a dor incontrolada e que permite acelerar o processo de recuperação em doentes selecionados. O Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto é especialista neste tipo de procedimentos. Marque já a sua avaliação.

Veja também

Marque a sua Consulta

Faça o seu pedido de marcação de consulta

Selecione o Local: