Artrodeses e cirurgia minimamente invasiva
Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto, Médico Ortopedista e Especialista em Coluna Vertebral. Escolha o melhor para a sua coluna.
O que é uma artrodese minimamente invasiva na coluna vertebral ?
A artrodese minimamente invasiva da coluna vertebral é uma cirurgia que visa estabilizar e fundir duas ou mais vértebras da coluna vertebral para aliviar a dor e melhorar a estabilidade.
É um tipo de cirurgia minimamente invasiva que utiliza pequenas incisões na pele para aceder à coluna vertebral e instalar dispositivos de fixação, como parafusos, para manter as vértebras imóveis. O objetivo da artrodese é evitar o movimento das vértebras, que pode ser a fonte da dor e da inflamação. É frequentemente usada para tratar condições como escoliose, espondilolistese, estenose lombar e hérnia discal.
Como a incisão é pequena e a cirurgia é minimamente invasiva, a artrodese minimamente invasiva da coluna vertebral pode ter um tempo de recuperação mais curto e menor dor pós-operatória do que as artrodeses abertas convencionais.
Como se realiza a artrodese minimamente invasiva?
A artrodese minimamente invasiva da coluna vertebral é um procedimento cirúrgico que segue esses passos gerais:
Anestesia: O paciente é anestesiado, geralmente com anestesia geral, para que não sinta dor durante a cirurgia.
Pequenas incisões: O cirurgião faz uma ou mais pequenas incisões na pele para ter acesso ao canal vertebral e às estruturas neurológicas.
Visualização da coluna: O cirurgião usa instrumentos especiais como microscópio ou lupas cirúrgicas, para visualizar a coluna vertebral e identificar as estruturas neurológicas. As raízes nervosas são adequadamente descomprimidas, nomeadamente através da remoção de hérnias discais, ligamentos ou estruturas ósseas que estejam na origem da sua compressão.
Colocação de dispositivos de fixação: O cirurgião coloca parafusos, caixas e barras que estabilizam as vértebras, de forma a imobilizá-las na posição adequadas.
Encerramento da incisão: A incisão é fechada com suturas ou Agrafos.
Recuperação pós-operatória: A maioria dos pacientes pode retornar às atividades normais em pouco tempo e na maioria das vezes nem necessita de fisioterapia, o tempo de recuperação varia dependendo da condição e da gravidade da cirurgia.
Quais são as principais vantagens da artrodese minimamente invasiva?
Quais são as principais vantagens da artrodese minimamente invasiva?
Menos dor pós-operatória: Como a incisão é pequena, ocorre menos dor e inflamação após a cirurgia, o que pode levar a um tempo de recuperação mais curto.
Menos cicatrizes: Como a incisão é pequena, a cicatriz é menor e menos visível do que a de uma artrodese aberta convencional.
Menos tempo de internamento hospitalar: A maioria dos pacientes pode ser alta do hospital em questão de dias, ao contrário de uma artrodese convencional.
Recuperação mais rápida: A maioria dos pacientes pode retomar as atividades normais em questão de semanas, em vez de meses, como é o caso de uma artrodese aberta convencional.
Menos impacto na qualidade de vida: Como a cirurgia é menos invasiva, há menos impacto na qualidade de vida do paciente durante o período de recuperação.
O Prof. Doutor Ricardo Pinto é especialista neste tipo de procedimentos tendo centenas de casos operados. Marque já a sua avaliação.
Veja também
Vertebroplastias
Saiba tudo sobre Vertebroplastias Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto, Médico
Discectomia Endoscópica
Saiba tudo sobre Discectomia Endoscópica Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto,
Artrodese cervical
Saiba tudo sobre Artrodese Cervical Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto,
Prótese de disco cervical
Saiba tudo sobre Prótese de Disco Cervical Por Prof. Doutor Ricardo
Microdiscectomias
Saiba tudo sobre Microdiscectomias Por Prof. Doutor Ricardo Rodrigues Pinto, Médico
Instrumentação percutânea de fraturas
Saiba tudo sobre Instrumentação Percutânea de Fraturas Por Prof. Doutor Ricardo